O Programa Elos é um sistema de parcerias – concebido e desenvolvido pela Rede Psicoterapia, e atualmente fomentando pela equipe da PSICÓLOGOSBHZ – que desde 2010 possibilita o serviço de atendimento psicoterapêutico especializado voltado, exclusivamente, ao acolhimento de demandas encaminhadas por instituições públicas. O objetivo do programa é cumprir a função de ELO entre aqueles psicólogos(as) com certa disponibilidade em sua agenda, em dias e horários específicos, para fazer atendimentos psicológicos de caráter social e/ou voluntário e aquelas pessoas que desejam ser atendidas, mas não possuem, no momento, recursos financeiros para arcar com o custo padrão e social de um acompanhamento psicológico.

Na sua função político-social, o presente programa não possui fins lucrativos e se destaca pelo acolhimento de demandas espontâneas provenientes de instituições localizadas em Belo Horizonte e região, como escolas municipais / estaduais, postos de saúde, conselhos tutelares, hospitais e serviços assistenciais diversos.

O atendimento pelo programa é destinado ao público encaminhado pelas instituições parceiras. As demandas de atendimento devem ser solicitadas pela instituição através do preenchimento do formulário socioeconômico na seção CADASTRO > TRIAGEM.

Após o recebimento do formulário socioeconômico, a solicitação de atendimento é direcionada para um(a) psicoterapeuta que procederá o contato e agendamento diretamente com o cliente e/ou responsável. Todos os atendimentos acontecem nos respectivos consultórios dos(as) psicólogos(as) vinculados à equipe, localizados em diferentes regiões da cidade. Já na primeira sessão é combinado e acordado com o cliente (ou responsável) a condição de gratuidade ou de remuneração acessível do serviço psicológico prestado. Em caso de remuneração, o valor mensal dos honorários será definido estritamente segundo a situação econômica atual do cliente (ou responsável). Após o agendamento da 1ª sessão, não é permitida falta sem aviso prévio. Após 2 faltas consecutivas sem aviso prévio o cliente é desligado do atendimento.

ACESSAR FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO